segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vitória do conhecimento no Prêmio Melhores ExpoUna!!

Foto dos 6 grupos finalistas - Phocus 4

Entusiasmo, emoção, expectativas e reconhecimento: o evento de premiação dos melhores trabalhos do 3º ExpoUna, na noite do último dia 21 de junho, no auditório A1, do Campus Aimorés, reuniu os 6 finalistas representantes de cada instituto, convidados e a comissão avaliadora composta por profissionais do meio acadêmico e imprensa.

O Prêmio Melhores ExpoUna 2011, já considerado o "Oscar" do ExpoUna, revelou o grande vencedor, o projeto "Cadeira de Rodas Automatizada", do curso de Engenharia Elétrica, integrado pelos alunos Adelmo Medeiros, Diego Rocha, Huddson Muniz, Luana Nunes, Marcelo Rosa, Marcelo Santana, Marcos Marçal e Stace Alves.

O trabalho propõe a construção de uma cadeira de rodas automatizada e acionada pela língua por meio de contatos não retentivos (push-buttons). O objetivo principal é desenvolver uma cadeira de rodas capaz de propiciar uma melhor qualidade de vida e maior inserção social à portadores de tetraplegia. A validação e funcionalidade da interface de comando e controle, bem como de interação com o usuário, foi obtida por meio de testes em protótipo, sendo este dimensionado para compatibilização com a realidade dos projetos funcionais consultados em mercado.

Foto Grupo vencedor comemora a premiação - Phocus 4


Vídeo do projeto ganhador



22 comentários:

  1. Gostaria de receber as outras fotos do evento.

    ResponderExcluir
  2. Por que que razão foi dito que iriam postas AS FOTOS do evento, se até hoje só tem 2 fotos?Gostaria de ter as fotos completas.

    Att. Khan

    ResponderExcluir
  3. Bacana é a UNA se passar por uma faculdade justa. Todos os trabalhos premiados até hoje foram da área de engenharia. Porque não fazem a próxima ExpoUna só com estudantes de engenharia? Avaliar protótipos é a coisa menos ética que existe! Outras áreas ficam em desvantagem, e a coisa continua a mesma. Fica a idéia de fazer um expoUna só com alunos de engenharia, ou a opção de continuar iludindo o restante...

    ResponderExcluir
  4. Gostaríamos de parabenizar aos alunos ganhadores do Expouna 2011, estudantes do Curso de Engenharia Elétrica do 5º período, pela idéia de inovação e tecnologia ao projeto apresentado. Parabéns a todos....

    Turma de Engenharia Elétrica - 4º Período UNA

    ResponderExcluir
  5. E os demais? Foi descaso nao apresentar as demais colocacoes e os projetos.....

    ResponderExcluir
  6. Acredito que há um grande problema nesse tipo de premiação.
    Os trabalhos da engenharia são muito interessantes pela própria tangibilidade, mas as demais ciências (biológicas, humanas, sociais, comunicação, artes) acabam sendo prejudicadas.
    Acho que a Reitoria e o Colegiado deveriam repensar a questão do melhor trabalho, pois tenho certeza que todos que estavam ali eram os melhores em cada uma das suas respectivas ciências.
    O que foi feito foi um julgamento de qual ciência é a melhor ou qual delas consegue deixar mais palpável para uma banca "isenta" aquilo que fez durante o semestre?
    É um absurdo que as outras fotos do evento (Expouna) não tenham sido postadas. Cria-se uma expectativa no aluno que é sempre frustrada.
    Como instituição de ensino, acho que a UNA deveria rever os seus princípios e objetivos...

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que nem fui nessa expoUna...
    Evento chato pra Couve...

    E ainda ficar vendo eles avaliarem trabalhos onde tem protótipos. Duvido muito que nao tenha trabalhos muito bons em outras áreas.

    Acho que a Una faz isso para valorizar uma area dela que já é famosa

    ResponderExcluir
  8. Também concordo. Até parece que na UNA só existe o curso de engenharia. Gente achei uma perda de tempo participar. Só me obrigando mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao grupo! Uma ideia simples, mas funcional!

    Sobre os comentarios abaixo, claro que os ganhadores são da engenharia, pois nós que criamos coisas novas, enquanto o pessoal da medicina não acha a cura, nós da engenharia amenizamos o sofrimento.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos vencedores do premio, não vi todos os projetos mas creio que seja merecedor. Porém os vencedores de cada campus não foram mencionados o que é o meu caso, a principio pareceu que estávamos sendo reconhecidos pelo esforço, porém não foi o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  11. Como integrante de um dos cinco grupos vencedores nas categorias de: melhor trabalho do módulo, curso e instituto; considero que cada um de nós dentro das habilidades e competências desenvolvidas no curso realizou um trabalho digno de reconhecimento e premiação!

    Os trabalhos apresentados, diziam respeito a diferentes áreas do conhecimento como biológicas, humanas e exatas e tinham consequências em setores distintos como o social, econômico e ambiental. Sendo assim, o que foi apresentado de produto à comissão julgadora eram realizações condizentes com a interdisciplinaridade alcançada em cada curso.
    Penso que o protótipo, a mousse, a empresa, o vídeo e a ação de educação ambiental são destaques e merecem crédito. Porém, não acho que os parâmetros de avaliação tenham sido criteriosamente elaborados e explicados à banca julgadora. Há o que se reavaliar na definição do melhor trabalho, afinal, trata-se de áreas distintas do conhecimento e estas não devem ser elevadas ou rebaixadas por questão de status e repercussão midiática da instituição de ensino. Mas devem ser valorizadas no que tange a dimensão acadêmica e científica.

    ps: gostaria de ver as demais fotos no blog, e somente cinco grupos estiveram no palco para realizar a apresentação de seu trabalho. Portanto, não sei qual foi o sexto elemento a que se refere a legenda da foto...

    Credibilidade, a gente não vê por aqui...

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com o que esse (a) colega acabou de escrever.

    O critério de avaliação era somente o protótipo ou tempo de apresentação, o conteúdo e a interdisciplinaridade, sempre espelhando-se na sustentabilidade.

    Quanto as fotos, não levará mais de 1h para postar todas. Qual é o problema até agora?


    Att. Um aluno

    ResponderExcluir
  13. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
    OLHA A inveja, aposto que é aluno de arquitetura ou administração! kkkkkkkkkkk
    faz um protótipo de um banco central ou um armário foleado a ouro no proximo semestre quem sabe vcs nao ganham....os trabalhos sao avaliados de forma igual, pelos mesmos avaliadores e discutido entre todos eles, escolhem sempre o melhor, na verdade é coincidencia eng ter ganhado de novo, NÃO!!! o curso de engenharia tem uma capacidade maior de desenvolver protótipos, assim como outros cursos tem uma melhor capacidade de desenvolver teorias, tá ai a dica, comessem a desenvolver suas teorias para o proximo tidir uma coisa que vcs são preparados para fazer! falem do dinheiro, sustentabilidade financeira, desenvolva um processo empresarial, falem da água, ou do branco, do céu, das abelhas, pássaros, baleias, biscoito, drogas, drogas, drogas, drogas, drogas, drogas DORGASSSSSSSS!!!
    *_*

    ResponderExcluir
  14. Em resposta ao comentário:
    "Sobre os comentarios abaixo, claro que os ganhadores são da engenharia, pois nós que criamos coisas novas, enquanto o pessoal da medicina não acha a cura, nós da engenharia amenizamos o sofrimento."
    É OBRIGAÇÃO dos engenheiros criarem protótipos deste tipo, enquanto outras áreas cuidam de alavancar o país. E realmente foi a cadeira quem encantou a banca, e não a apresentação do grupo. Lamentável.

    ResponderExcluir
  15. Pelos últimos comentários, posso afirmar que o problema não é a engenharia ganhar (cada qual com seus méritos) o que foi pontuado é a forma de escolha do melhor trabalho. Mas para quem escreve comecem com dois s, a interpretação de texto não deve ser seu forte mesmo!!!

    Vamos manter o nível gente, somos universitários!!!
    Divergência de opinião são produtivas e abrem espaço para discussões saudáveis. Inveja e outras frivolidades não servem como base argumentativa.

    ResponderExcluir
  16. a forma de avaliar e premiar os trabalho precisa de modificaçoes. Cada área (saude, engenharias, etc) deveria ser avaliada e premiada como destaque. Não adianta esse investimento todo que a UNA faz para divulgar o Expouna sendo que os alunos não se sente empolgados em frequentar o evento uma vez que ja sabemos quem ganhará a premiaçao........

    ResponderExcluir
  17. SOU DA SAUDE E TODOS OS MEUS PROFESSORES GOSTARAM DO DISPENSADOR DE MEDICAÇOES QUE INVENTAMOS. CADE A PREMIAÇAO DO MEU GRUPO???

    ResponderExcluir
  18. Parabéns aos vencedores!

    ResponderExcluir
  19. Se de alguma forma fosse divulgada a maneira desorganizada como ocorrem esses prêmios da UNA, tenho certeza que tudo seria consertado impecavelmente, afinal, as premiações, como se apresentam aos alunos, nada mais são do que uma forma de obter atenção da mídia, não tendo absolutamente nada a ver com "vitória do conhecimento" ou "reconhecimento dos melhores trabalhos". Para esta última banca examinadora, a palavra que me vem à mente é : LAMENTÁVEL. O melhor trabalho deveria abranger a melhor idéia, o melhor conteúdo e a melhor apresentação. Mas será que a monografia do protótipo da engenharia é rica em conhecimento, ou será que se apresenta tão fraca e pouco segura quanto à explanação de seus elaboradores? Não houve critérios, nem mesmo quanto ao tempo, que indubitavelmente foi aumentado para que o grupo do cinema pudesse passar seu documentário. Se eles tiveram apenas 20 minutos, me desculpem, mas o meu relógio adiantou-se, bem como os dos demais presentes e até mesmo de um dos componentes da banca, que havia avisado do fim do tempo minutos antes de aparecer alguem para falar que eles ainda teriam nove minutos. Completa falta de respeito com os demais participantes que, apesar de tudo isso, sequer tiveram menção na divulgação do resultado.Depois, a UNA convoca seus alunos, esses próprios que são passados para trás de maneira vergonhosa em suas avaliações, para fazerem divulgação do Centro Universitário para pré-vestibulandos. Crieo então que, juntamente com a ficha de inscrição do candidato, deveria constar um folheto explicativo sobre a falta de crediblidade da instituição quanto ao reconhecimento de seus discentes.

    ResponderExcluir
  20. O Centro Universitário UNA tem de rever a atual gestão da comunicação. O site principal é atrasado no que se refere à publicação de notícias de seus alunos e os sites de apoio, como blog do aluno, blog da expoUNA, blog da UNATEC (este é uma vergonha), entre outros, são ineficientes e absolutamente amadores, com erros de postagem, conteúdo pouco informativo e displicência na divulgação de fatos importantes para a comunidade acadêmica. Onde estão as outras fotos da ExpoUNA? Onde estão as fotos do 3º Premio de Sustentabilidade? Onde estão as outras fotos do Torneio Interuna? Onde estão as fotos da Premiação Melhores ExpoUNA? Como a UNA quer ser vista como instituição formadora de profissionais se seus próprios meios de divulgação são amadores?

    Complicado...

    ResponderExcluir
  21. só da engo invejopso ai em cima óóó....estuda mano, corre atrás, texto bonito nao ganha credibilidade. A sintonia das lógicas estabilizam com o poder de satisfação dos candidatos, inclusive a hierarquia esplandecente também libera suas formas de diferenciar o ruim do mau. ENTENDEU???? não??? pois é nem eu...

    ResponderExcluir
  22. Essa faculdade e uma droga , o tempo que ficam fazendo essa babozeira de expo una só pra ficar iludindo aluno e demais , deveriam refazer sua administração que tá uma droga não enviam boleto na data certa matricula errada . Como vamos premiar a UNA se ela não e uma instituição boa .. NOTA ZERO PRA ESSA FACU PRINCIPALMENTE A UNATEC UM LIXO E AS OUTRAS TAMBÉM.....

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!